Pedro Lamin - Bem vindo

// Blog // Talk with my hand

//CATEGORIAS

Passado, Presente e arranhões no futuro

12/07/2010

Neste primeiro post pensei em comentar os detalhes sobre a produção deste site, mudei de idéia, deixo isso para um próximo post. Agora quero celebrar o histórico que construí até hoje. Avaliar os tropeços e conquistas dos sites anteriores e no final tentar abrir uma discusão quanto ao futuro de minha profissão.

2006

http://www.pedrolamin.com.br/2006/

Já se passaram praticamente 5 anos desde a publicação desta primeira versão. Por sinal, muito modesto na estrutura e no portfolio. Tudo ali está no estágio de gestação: fotos bucólicas, ilustrações muito amadoras e a falta total de citar qualquer site que tinha feito na época.

Ele foi publicado antes mesmo de ter o atual domínio (se me lembro estava no endereço http://www.redel.com.br/~pedro/) e serviu muito para iniciar meu namoro com o Flash (na época Macromedia Flash).

2007

http://www.pedrolamin.com.br/2007/

Esse sim eu posso considerar como meu primeiro portfólio. Na época utilizando um tal de wordpress 2.0 (indicado por um amigo). O tema (teve um anterior mas perdi ele) foi feito por mim, mas não considero como bem executado, muita coisa ali foi engembrada por falta de conhecimento da ferramenta. Muitos recursos deixei de usar por conta disso, mas foi um ótimo laboratório.

Este site foi citado na época pelo site  Smashing Magazine por justamente usar o wordpress: http://www.smashingmagazine.com/2007/08/28/45-excellent-blog-designs/

2008

http://www.pedrolamin.com.br/2008/

Até ontem, a versão mais recente de meu portfólio. Este foi o mais nerd dos sites, quis colocar o máximo de referências da TV, cinema e Video Game possíveis. Somente o flash conseguiu proporcionar a experiência que queria, mas o site perdeu com a falta de atualização, um CMS sempre faz falta nessas horas. E foi preguiça mesmo de criar a ferramenta, visto que, na época já tinha feito para vários clientes.

Este também, foi citado para ilustrar um post da Smashing Magazine aqui: http://www.smashingmagazine.com/2009/02/26/10-steps-to-the-perfect-portfolio-website/

Hoje …

Volto ao wordpress para facilitar a atualização deste site, usar essa ferramenta (que está muito amadurecida) para gerar discussão, informar e principalmente aprender. Novamente usar este espaço como laboratório, testar meus limites nas linguagem aqui usadas. Sinto-me muito confortável com o Flash, mas agora é hora de testar o Jquery e abrir espaço para o html5.

… e amanhã

Não adianta discutir a morte disso, ou a ascensão daquilo, o futuro só consegui-mos arranhar. Quando Bill Gates era considerado Deus, em dois momentos ele tentou prever o futuro e conseguiu verbalizar as duas maiores gafes da história:

Falando sobre memória
“640 kb são suficientes para qualquer computador/pessoa”

Falando sobre a internet (no seu livro)
“A internet é uma moda passageira”

Ler, discutir, procurar por tendências e trabalhar muito são essenciais para isso. Nunca deixando de avaliar (sim, e não abraçar cegamente) nossos recursos e ferramentas. O que deve prevalecer é nosso conhecimento atual para proporcionar o melhor produto final aos nossos clientes. Ele ganha a melhor opção e você o reconhecimento.

E não tente fazer como eu, que teima em colocar robôs em qualquer lugar, P*** vício de linguagem!

6 Comentários para “Passado, Presente e arranhões no futuro”

  1. Joabe disse:

    Foi pelo smashingmagazine que a gente te achou, depois a gente descobriu o que Cabelo era seu amigo, o resto você sabe.

    Ficou massa o site. Espero que você atualize mais seu blog. Boa sorte.

  2. Hey Pedro!
    Os robos não são linguagem de vício não! No seu caso é estilo.
    Continua o blog, adorei o post! Não entra na correria, tira um tempo pra você atualizar!

    Olha só, não consigo ler essa fonte dos links… =/

    Beijos pra família!

  3. Augusto Radtke disse:

    Parabéns pelo @font-face ;)

  4. Biliz disse:

    O que vejo é que TUDO é uma constante evolução. O que é certo hoje, amanhã pode ser questionado e o que é contemporâneo hoje, amanhã é passado. É preciso que estejamos sempre atentos ao mundo ao nosso redor e suas modificações. Não se pode perder o bonde da evolução. Coisa que você sempre fez.

    Sucesso Pedrinho, hoje e sempre!

  5. Dennys disse:

    O amanhã a gente faz hoje né! E é isso ai, parabéns pelo site, e sucesso nessa sua nova fase. E vamo continua atualizando isso aqui! Abraço

  6. Caro Pedro,

    Em algum ponto de nossas vidas nós viveremos ou vivemos uma situação confortável no qual tira a nossa coragem de evoluir. É justamente neste ponto que distinguimos as pessoas que ousam e fazem a diferença das que se acovardam e continuam na mesmice.

    Este seu post é muito bacana, pois retrata a evolução do seu trabalho e principalmente o seu não conformismo pela mesmice.

    Não é fácil jogar fora todo um conhecimento – como o seu em flash – e partir para um novo mundo. Mas o importante é que era necessário e você tomou esta atitude!

    Há uma frase que eu gosto muito e talvez retrate um pouco deste seu momento:

    “O mais importante é isto: conseguir, a qualquer momento, sacrificar o que somos pelo que podemos nos tornar” – Charles Du Bos.

    Sobre o robozinho, como referência nerd, é inevitável olhar pra ele e não se lembrar do querido e mal-humorado Marvin do Guia dos Mochileiros da Galáxia. Essa garrafa de “51″ na mão dele seria por acaso uma “Dinamite Pangaláctica”? – hehehe.

    Pedro! Nós, aqui da ASSEINFO, te desejamos todo o sucesso que você merece e persegue. Pra gente é um orgulho ter você em nosso quadro de fornecedores.

    Um grande abraço!

Comentários



//Sobre

No fim dos anos 90, o que para muitos era novidade, para Pedro Lamin já era um meio de ganhar a vida. Enquanto seus alunos de informática hesitavam entre teclas, tropeçavam em planilhas e desconfiavam da internet, para ele, um mundo ilimitado surgia.

Criatividade, senso estético e uma pitada de nerdice fizeram com que sua vocação para mídias digitais logo se tornasse profissão. Satisfação compartilhada em família.


//Contato

+55 (47) 8462 2996

Rua Roma, 312 – Areias
Camboriú – SC

email // contato@pedrolamin.com.br
gtalk // pedrolamin@gmail.com
msn // pedrolamin@hotmail.com
skype // pedrolamin